Tudo o que simplifica a rotina cada vez mais cheia de atividades melhor, não é mesmo? Pensando nisso no post de hoje eu trouxe uma ferramenta muito útil para que você planeje de forma simples as estratégias do seu negócio, o business Model Canvas.
Eu utilizei esse método desde o início do planejamento do blog, tive uma aula sobre ele na faculdade. E por coincidência pouco tempo depois li esse livro que também ensinava como utilizar o método e não pensei duas vezes, coloquei a mão na massa e preparei o meu.
Então mãos à obra! Pegue papel e caneta que hoje vou te ensinar passo a passo como preparar seu Business Model Canvas.
O que é o Canvas
O Canvas, como é comumente chamado, foi desenvolvido durante o mestrado de Alexander Osterwalder. Criado de forma colaborativa utilizando as técnicas de Design Thinking* (leia no final do post) ele é diferente do plano de negócios.
Este pode ter dezenas de páginas, enquanto o Canvas consiste em uma única página com blocos que se interligam e permitem o planejamento de forma simples, prática e visual.
Dessa maneira, o empreendedor tem mais agilidade para tomar decisões ou ainda fazer possíveis mudanças estratégias já que está tudo ali na frente dele.
Eu já fiz um post aqui no blog falando sobre planejamento de marketing digital, o canvas pode te ajudar bastante nesse processo.
O canvas é comumente preenchido com aqueles bloquinhos coloridos, os post-its, isso facilita bastante tanto na hora de inserir, como mudar uma informação no quadro. Aqui tem uma representação do Canvas.

Por onde começar?
A ordem de preenchimento do Canvas é a seguinte: Primeiro foque nos itens Proposta de Valor, seguido por Segmento de Clientes e Relacionamento com Clientes. Dirija-se aos Canais, Atividades Principais e Recursos Principais. Em seguida dirija-se e preencha as abas Parcerias Principais, Estrutura de Custos. Por fim, mas não menos importante finalizamos com Fonte de Receitas.
Proposta de Valor
Esse é o primeiro passo. Aqui que você define o que irá fornecer, qual produto ou serviço será vendido para seu cliente. Mais do que isso, nesse ponto você define qual é o valor que seu produto ou serviço gera na vida de quem o consome.
Tenha em mente as perguntas: Qual problema eu ajudo meu cliente a resolver? O que eu ofereço a ele (a)? Quais são os diferenciais do meu produto ou serviço?
Observe quais ideias surgem a partir dessas respostas, fique com a mente aberta para o que surgir durante o processo.
Seguimento de Clientes
Toda empresa precisa e quer vendas, entretanto as vendas só são possíveis porque existem clientes, é o que precisa ser preenchido nesse ponto do canvas.
Agora voltamos para nossa boa e velha amiga persona; ter a sua definida vai ajudar nessa etapa. Já falei dela aqui, é só clicar assistir ao vídeo e montar a sua. Mas voltando, em Segmento de Clientes você estabelece quais clientes vai atender, qual será seu nicho e sub nicho de atuação.
Lembre-se quem quer agradar todo mundo acaba não agradando ninguém, pesquise e defina quem são seus clientes.
Relacionamento com Clientes
Você já passou pela experiência de comprar um produto e ser mal atendido? Quando precisou trocar o atendimento foi diferente do momento da venda?
Caso sua resposta seja sim você dificilmente indicaria esse produto ou serviço aos seus amigos, não é mesmo?
Então você já entendeu a importância da seção da seção Relacionamento com Clientes e como ações mau feitas podem prejudicar a imagem e o bolso da sua empresa.
Nesse espaço estabeleça como será a sua comunicação com sua buyer persona, responda: Em quais canais você vai gerar conteúdo para sua audiência? Com que frequência? Como será feito o atendimento? E o suporte? Qual é a cultura da minha empresa em relação aos meus clientes?
Canais
Em canais temos a forma como o produto será entregue para os clientes. Aqui estamos falando tanto de negócios físicos como digitais.
Se você, assim como eu, trabalha ou deseja criar um negócio online seu canal pode ser e-books, cursos online, vídeo chamada, plataformas específicas, etc.
Defina como será feita a entrega. Alguns exemplos são: correios, transportadora, webnário, aulas ao vivo, palestras presenciais, cursos online, etc.
Atividades Principais
Nessa fase preencha todas as tarefas que você precisa realizar para cumprir o que você se propôs no item Proposta de Valor. Fazer com que seu produto gere valor para o cliente vai além de produzir um item. Tome nota de todas essa atividades.
Perceba que essa etapa vai te dar clareza sobre quais recursos serão necessários o que nos leva para o próximo item.
Recursos Principais
No item anterior você identificou as tarefas que precisa cumprir. Aqui liste quais recursos irá necessitar para cumprir todas essas atividades.
Os itens podem ser desde equipamentos, assinaturas de sites ou pluggins específicos até funcionários e máquinas.
Se quiser ainda mais clareza pode criar uma lista com quais recursos já possui e quais precisa providenciar.
Parcerias Principais
Além das atividades e recursos também é necessário que você analise e preencha quais são seus parceiros de negócio. Aqui entram os fornecedores e todas as pessoas e empresas necessárias para alcançar o objetivo que você estabeleceu no item proposta de valor.
Os blocos inferiores do Canvas são destinados ao aspecto financeiro, em Estrutura de Custos liste os gastos com estrutura, funcionários, ferramentas, tráfego, propaganda, etc. Não deixe passar nada.
Estrutura de Custos e Fonte de Receitas
Finalmente chegamos em Fontes de Receitas! Aqui é a parte divertida da coisa. Preencha como você vai monetizar seu produto ou infoproduto em receita para sua empresa, como sua proposta de valor se transforma em dinheiro para seu negócio.
Aqui pontue como será seu produto, faça a divisão de quais tarefas precisam ser cumpridas. Se a sua entrega é um infoproduto, liste quais recursos precisa para concluir a execução de cada um deles.
O canva vai te dar clareza sobre o processo de organização e planejamento, a partir dele entre em ação. Vá em busca de parcerias para as tarefas e áreas que não consegue desempenhar sozinha.
Dicas Finais
Um dos objetivos principais ao utilizar o método é a simplicidade e clareza. Pode acontecer de você notar tantas tarefas por fazer e se assustar. Não deixe a complexidade ou o montante de trabalho te desanimar.
A ideia é que você se planeje de forma simples com a ajuda do canvas. No início parece mais difícil mesmo. Dê um passo de cada vez na direção certa e com certeza uma hora você chega onde se planejou.
Espero que tenha gostado desse post, fique à vontade para deixar suas dúvidas aqui nos comentários, lembrando que você também pode me encontrar no meu canal clicando aqui e nas minhas redes sociais.
*Descomplicando: De forma bem simplificada o Design Thinking poderia ser traduzido de como “pensamento de design” são técnicas onde o visual auxilia na inovação visando o bem-estar das pessoas.
Até o próximo post,
Com carinho
Juliana Ambrosio


