Hoje resolvi trazer um post um pouco diferente. Vou falar de três sentimentos que podem te impedir na hora de criar e lançar um info produto. Meu objetivo é sempre incentivar e mostrar que o trabalho na internet é mais simples do que parece, mesmo envolvendo muitas tarefas. Acredito que algumas dessas características das quais vamos falar hoje podem te impedir de iniciar a jornada.
Antes de Começarmos
Acabou de chegar e não faz ideia do que eu estou falando? Vamos lá, eu te explico: info produto é um produto de informação, vendido e entregue com a ajuda da internet. Existem vários tipos e formas de entrega. Alguns exemplos são e-books, curso on line, mentoria, etc.
Já lançamento digital é uma forma de vender através da internet. Ficou popular no Brasil através do curso fórmula de lançamento do Érico Rocha, falo mais sobre isso aqui.
Agora vamos aos empecilhos para você ter seu infoproduto.
Medo de Errar
Eu não conheço ninguém que já tenha se aventurado no mercado digital e não tenha sentido medo, em algum momento, de errar.
O medo é um sentimento que pode te ajudar muito, ele vai te proteger de muitas coisas. E eu tenho uma notícia para você: você vai errar. E isso não é de todo ruim. Creio que errar no mercado digital não é uma coisa horrorosa, eu explico.
Se você está começando os erros podem até passar desapercebidos, caso sua audiência seja pequena.
E quando você errar vai poder aprender muito, (acredite em mim, muito mesmo!) com seus erros e melhorar nos próximos lançamentos.
Tem outro ponto importante: a primeira edição do seu produto não vai ser a melhor do mundo. E tudo bem! Você pode ir melhorando diversos pontos como o conteúdo, a entrega, suporte e o que mais for necessário ao longo do caminho.
O que é muito prejudicial é olhar para o medo e utilizá-lo como desculpa para não começar a produzir. Quando se apega aos medos e não age você não está prejudicando só a si mesma como também uma infinidade de outras pessoas. A sua audiência, que podeira ser beneficiada com os seus conhecimentos, perde.
Pense nisso, deixe o medo de lado, caso não consiga abandoná-lo vai com medo mesmo.
Falta de Foco com a Estratégia de Venda
Esse é outro clássico impeditivo. Você compra dezenas de cursos de marketing digital, assiste vídeos e mais vídeos, lê mais alguns livros e no final das contas fica perdida sem saber o que fazer.
Não decide se vai lançar seu info produto ou vende-lo de forma perpétua. Se ele vai ser uma mentoria, um webnário, e-book… Se identificou? Acredite, isso é mais comum do que você imagina. Eu mesma já passei por essa falta de foco após fazer muitos cursos de uma vez só.
O que me ajudou foi tomar uma decisão, eu percebi que diversos caminhos eram bons. Eu só precisava escolher o que era melhor para mim naquele momento e dessa forma eu “abandonei” as outras possibilidades.
O criador do Iphone Steve Jobs dizia que foco é saber dizer não, e eu concordo com ele. Foi necessário escolher um caminho e deixar todos os outros de lado, pelo menos por um período de tempo, até ter resultados consistentes com aquela estratégia.
Se você está nessa fase da vida, busque clareza, pense em quais caminhos estão alinhados com seus valores, conhecimentos, vontade e capacidade de ação. Escolha um e ignore todos os outros. Decida o que quer e aja naquela direção.
Síndrome do Impostor
Essa síndrome nada mais é do que uma sensação de inferioridade ou até mesmo de ser uma fraude. Você se sabota por sentir que não sabe o que de fato sabe.
Você tem uma profissão, sabe resolver problemas, já estudou muito sobre determinado assunto porém não se sente capaz o suficiente para criar seu info produto.
Pode acontecer de oIhar para os lados e pensar que as outras pessoas sabem mais do que você ou talvez que não irão valorizar seus conhecimentos e sua capacidade de ação. Grandes empresários e até a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michele Obama já afirmaram se sentir impostores.
O que posso te dizer é caso sinta necessidade não hesite em procurar ajuda profissional, entretanto, se esse não for o seu caso, olhe para tudo que já conquistou, perceba seus valores qualidades. Pondere que não estamos numa competição uns contra os outros.
Você tem talentos, tem habilidades e conhecimentos que unidos fazem de você um ser único. A medida que começar a entrar em ação e ajudar as pessoas com seus conhecimentos vai perceber o quanto o que sabe é útil.
Quando praticamos a generosidade as coisas tomam outro sentido. Você começa a ajudar as pessoas, e quando menos espera recebe o retorno delas, isso vai te mostrar o quanto você é valiosa.
Nas minhas pesquisas para escrever esse artigo encontrei um texto sobre isso no blog da Endeavor. Confira o que os profissionais da saúde falam a respeito da síndrome do impostor na matéria.
Vou abrir caixinha de perguntas lá no meu Instagram a esse respeito. Me encontra lá para conversarmos mais. Agora me conta aqui nos comentários se já sentiu alguma dessas três coisas e o que tem feito para vencê-las e entrar em ação.
Até o próximo post,
Com carinho
Ju Ambrosio


