Inserir um título (500 x 500 px) (1)

Juliana Ambrosio

O que você precisa para gravar vídeos?

Os vídeos são ferramentas fundamentais na hora de produzir conteúdo. Você pode até não gostar muito de aparecer na frente das câmeras e gravar vídeos. No início é normal sentir vergonha, medo e dar um milhão de desculpas para não começar.

Além dos sentimentos descritos acima uma das justificativas mais comuns para não iniciar a gravação de vídeos é não ter os equipamentos e programas necessários.

Por isso resolvi fazer esse post, você não precisa ter um estúdio profissional de última geração para gravar seus conteúdos.

Um celular e boa vontade já são suficientes para começar a gravar seus vídeos. Vamos lá?

Conteúdo

A primeira coisa que você precisa é saber o que vai conversar com sua audiência, do contrário não há tecnologia que supere um vídeo com conteúdo chato.

Crie um roteiro com começo, meio e fim do assunto que pretende abordar, lembre-se da sua persona no processo. Prepare-se antes e se tiver muita vergonha treine algumas vezes antes de gravar para ir perdendo o medo e a vergonha.

É absolutamente normal que os primeiros vídeos não fiquem magníficos, a desenvoltura e a confiança em frente às câmeras só vão surgindo à medida que se pratica. Então não desanime se nos primeiros vídeos sentir-se meio robótica ou diferente do que é fora das câmeras, acredite todo mundo que começa passa por isso.

Recentemente li uma frase que ajuda tanto para a produção de conteúdo como para a vergonha na gora de gravar: sendo frequente você é excelente, infelizmente não conheço o autor, porém concordo com ele.

Iluminação

Se você imaginou que já ia começar recomendando um super equipamento ultra caro já se enganou. A luz do sol, a claridade do dia já é o suficiente para vídeos bem iluminados. É claro que se você estiver num ambiente com paredes escuras, por exemplo, pode precisar de luzes complementares.

Para começar grave durante o dia e veja o resultado. Ao se posicionar para a gravação perceba as sombras que incidem sobre seu rosto, isso pode causar alguns efeitos indesejados.

Já na parte dos equipamentos, um dos itens muito úteis é o ring light, um círculo iluminado por luzes de led que podem variar de cor e intensidade.

O preço de um ring pode ser um pouco alto para quem está começando, mas não se preocupe, na internet existem centenas de tutoriais que ensinam você a produzir um em casa o que pode reduzir bastante o investimento.

O mesmo acontece com a soft box, é uma caixa forrada com material refletor e “tampada” com um material que dissipa a luz e ajuda e reduzir as sombras indesejadas, na internet você também encontra muitas opções ensinando a produzir o seu.

Câmera

O mercado oferece uma infinidade de modelos de câmeras e filmadoras porém, não poderia aqui indicar modelos mais técnicos porque além de não ser minha especialidade não fiz uso de muitos equipamentos sofisticados. Vou falar do que já testei.

Primeiro, uma webcan. Quando comecei a trabalhar no digital eu ficava no que é chamado de bastidores, meu esposo era o expert. Era ele quem aparecia em frente às câmeras para gravar os conteúdos em vídeo.

Como ainda não sabíamos se tudo isso ia dar certo e tínhamos as dúvidas comuns de quem se depara com esse mercado, no início optamos por não investir em equipamentos mais caros e compramos uma WebCan Logitech.

Foi uma excelente aquisição e um excelente custo benefício, não me lembro mais quanto foi que pagamos por ela, isso aconteceu em 2015 e ainda hoje ela tem uma qualidade que nos atende bem.

Para quem tem celulares mais modernos nem precisa se preocupar em adquirir câmeras. Os aparelhos mais modernos estão vindo equipados com ótimas opções.

Editores de Vídeo

Após gravar seus vídeos é necessário fazer a edição. Na faculdade eu aprendi a utilizar o programa Final Cut hoje, porém, não me lembraria mais como utilizá-lo, também preciso confessar uma coisa pra você que está lendo esse post: não levo jeito para edição.

Para computadores com sistema operacional Windows existem diversas opções de editores. Como indicação deixo o Adobre Premiere e o Filmora, sendo este último mais simples e fácil de utilizar.

Caso deseje fazer a edição diretamente no celular vou deixar duas sugestões o InShot, disponível para Android e IOS e o iMovie, disponível somente para IOS.

Antes de terminarmos vou deixar uma observação: quando eu comecei não utilizava nenhum microfone externo, a não ser o da própria câmera do celular ou webcan, por esse motivo não listei microfones neste post.

Como você deve ter notado não são necessários grandes investimentos para começar. Invista sempre num bom conteúdo, seja criativa na hora da edição e a medida que seu negócio for crescendo faça investimentos mais ousados em equipamentos.

Agora eu quero saber de você, qual seu canal? Deixa aqui nos comentários para a galera te conhecer. Você tem habilidade em gravar vídeos? Se tiver dicas ou sugestões deixe aqui abaixo para gente também.

Nos vemos no próximo post,

Com carinho

Ju Ambrosio.