A pandemia causada pelo Covid-19 trouxe mudanças inimagináveis para o modo como nos relacionamos com as pessoas à nossa volta e também o modo como fazemos negócios.
O mercado de marketing digital é um dos grandes exemplos disso. Cada vez mais pessoas enxergam o digital como um caminho para trabalhar, desenvolver suas habilidades e ganhar dinheiro com isso. Esse foi o motivo que me fez escrever esse texto hoje, fazendo algumas reflexões sobre o mercado, nicho e sub nicho.
Particularmente acho fantástico. É a personificação da ideia do dois é melhor que um. O conhecimento está cada vez mais acessível e todos com algum talento, conhecimento e habilidade podem dar os primeiros passos na rede.
E justamente por as opções serem muitas o que é uma benção pode se tornar uma maldição. A falta de foco, devido às inúmeras possibilidades, é bem comum e faz com que algumas pessoas simplesmente não saiam do lugar.
Oceano azul
O mercado de marketing digital, principalmente de info produtos, que é a área na eu atuo é ainda um mar de possibilidades.
É verdade que muita gente está chegando nesse mercado, porém não é nada comparado ao que pode ser feito. A qualidade está aumentando, a consciência dos consumidores também e acredito que ainda há a ser feito até a expressão mercado saturado fazer sentido.
Nicho
O nicho é uma parcela do mercado que consome determinado produto ou serviço. E por si só o nicho é algo amplo, que abrange muitas empresas e muita gente. Costuma-se também dizer que essa parcela do mercado é pouco ou nada explorada. Fazendo uma comparação para fins didáticos o nicho é parente do público-alvo.
E um dos principais erros de quem está começando agora no marketing digital é escolher um nicho de atuação sem muita pesquisa e critério, produzir conteúdo, e se ver frustrado meses depois porque não alcança resultados expressivos.
Isso acontece por deixar passar um pequeno, mas importante detalhe. Dentro de um nicho existem muitos sub nichos.
Sub Nicho
Vamos imaginar o mercado de gastronomia como um nicho. Você pode num primeiro olhar dizer que é um nicho saturado, com muita gente atuando nele, correto?
Entretanto se nos aprofundarmos só um pouquinho você vai ver que isso não faz sentido. Um recorte no nicho de gastronomia pode trazer centenas de sub nichos onde o posicionamento se torna mais fácil.
Vamos lá: nicho: gastronomia, sub nicho: pães de fermentação natural; culinária vegana; alta gastronomia, comida caseira, bolos de pasta americana, bolo de butter cream, doces infantis, doces para casamentos, comida congelada, churrasco, etc.
E lendo a lista você pode perguntar, mas Ju isso tudo é muito restrito. Eu te respondo dizendo que nessa lista aí existem pessoas faturando alguns milhões com cursos on line em pleno período de pandemia.
Posicionamento
O público consumidor prefere comprar do primeiro de cada nicho. Dificilmente alguém prefere comprar do número dois ou três. É claro que fatores como preço e predileção por alguma particularidade, por exemplo, podem interferir no processo. Mas geralmente o primeiro colocado vem à mente quando precisamos de algum produto de cada nicho.
Vou dar um exemplo: se eu te disser agora para escolher um refrigerante, que empresa vem à sua cabeça? Provavelmente Coca-Cola, não é mesmo?
Ela é líder mundial no nicho de bebidas, logo é praticamente uma escolha intuitiva para a maioria das pessoas.
Quando você decide por se posicionar num nicho onde já existe uma concorrência muito consolidada pode ter sérios problemas de posicionamento.
Escolha seu nicho e sub nicho com sabedoria
Ao fazer uma análise de qual nicho atuar, a sugestão é pela busca de sub nichos, e ainda o sub nicho do sub nicho. Não se preocupe tanto, no primeiro momento, se haverá público. Estamos falando de internet. Você pode alcançar mais gente do que pode imaginar.
Conteúdo
Encontrar a parcela do mercado em que vai atuar é um processo de algumas etapas e que requer reflexão e autoanálise. Para auxiliar você que está lendo esse texto eu escrevi um e-book gratuito com um passo a passo sobre definição de nicho, além de como identificar a persona e criar uma linha editorial.
Para fazer o download é só clicar aqui. Uma parte fundamental para se estabelecer no nicho escolhido é a produção de conteúdo.
Porém não qualquer conteúdo. Produza o que seja relevante para o nicho que escolheu.
Por fim, um trabalho desenvolvido com consistência fará com que você se torne a referência naquele mercado. Quem sabe a número um. Entretanto é um trabalho que demanda tempo e paciência, mas que ao meu ver vale muito a pena.
Vou ficar muito feliz se quiser deixar sua opinião sobre esse assunto aqui nos comentários.



