No post de hoje vou passar a receita de como criar um infoproduto ou curso on line como também é chamado. Decidi escrever sobre isso porque a possibilidade de trabalhar de forma íntegra, com ganhos reais no mercado digital reúne cada vez mais adeptos.
Pessoas que, pelos mais variados motivos, estão buscando uma alternativa aos trabalhos presenciais ou tradicionais enxergam a venda de infoprodutos, como um caminho para empreender.
Ao se deparar com a possibilidade de vender o conhecimento de forma estruturada surge uma dúvida comum, como criar um infoproduto? Este é exatamente o meu trabalho atualmente e por ser algo que eu gosto muito adoro explicar para as outras pessoas que elas também podem ter seu próprio curso on line.
Pegue papel e caneta e ao final deste artigo você já terá os ingredientes necessários para montar seu próprio curso on line.
O que é um infoproduto?
Infoproduto é um produto de informação. É conhecimento empacotado e entregue de forma on line, através da internet.
A distribuição pode ser gratuita ou mediante o pagamento de mensalidade ou do valor total do produto.
Como pode ser consumido de qualquer lugar ou dispositivo com acesso à internet a barreira de entrada acaba sendo menor. Isso porque quem consome um curso on line não precisa se deslocar para aprender algo novo, reduzindo custos e aumentando o conforto. Afinal aprender algo novo sentado no sofá de casa é bem mais prazeroso do que numa sala de aula.
Qual o pré-requisito para criar um curso on line?
É muito comum encontrarmos ofertas pela rede afirmando que qualquer um pode criar um curso on line. Embora isso seja possível não significa que seja 100% verdade.
Já que para criar um infoproduto é preciso que exista um conhecimento pré-existente que possa ser ensinado. De forma que, para ensinar seja o que for, é preciso que você detenha esse conhecimento primeiro.
O lado positivo, e o que faz a afirmação que qualquer um pode criar um curso não seja totalmente inverídica é que se você consegue promover uma transformação através de um conhecimento estruturado, mesmo que não seja algo técnico ou acadêmico, você pode criar um infoproduto.
Transformação
O conceito de transformação é bem simples e fácil de ser entendido. Vou utilizar um exemplo para facilitar a compreensão.
Célia é uma mãe e dona de casa que ama cozinhar e já trabalha como auxiliar de cozinha em um restaurante do seu bairro. Lúcia é uma jovem que acabou de se mudar para São Paulo para estudar e não sabe cozinhar, mas adoraria aprender.
Para complementar sua renda Célia decidiu criar um curso com receitas caseiras tradicionais e simples. O curso é composto por aulas de como preparar arroz, feijão, macarrão e quatro tipos de saladas, além de quatro receitas de carnes. Como bônus Célia preparou um e-book com sobremesas clássicas como pudim e bolo de chocolate.
Lúcia se interessou e adquiriu o curso pelo valor de R$ 147,00, assistiu e testou as receitas que Célia ensinou, passo a passo.
Ao final das aulas Lúca, que não sabia cozinhar nada, conseguiu fazer um almoço completo com arroz, feijão, carne de panela, salada verde e pudim de sobremesa.
Lúcia ficou tão contente que, em agradecimento, gravou um depoimento para Célia. No vídeo ela conta como o curso a ajudou, pois, além de economizar cozinhando a própria comida ela estava mais saudável porque não comia tanto fast food visto que estava levando marmita para o trabalho.
Defina a transformação do seu infoproduto
A jornada pela qual Lúcia passou é um exemplo de transformação. Primeiro ela não sabia cozinhar nada, ao consumir o curso produzido por Célia e aplicar os conteúdos ela conseguiu preparar as próprias refeições.
Ela saiu do pondo A para o ponto B. Este é o primeiro ponto para construir seu infoproduto. Defina qual o ponto de partida do seu avatar e qual será o ponto de chegada.
Faça um exercício de imaginação e liste tudo o que sua persona será capaz de fazer ao estudar e pôr em prática o que você pretende ensinar.
Quanto mais específico e mensurável for esse processo mais fácil você irá transmitir esses conceitos ao fazer sua oferta.
Estruture o processo
Agora que você já tem clareza do que seu avatar irá alcançar com seu curso vamos para a estruturação do seu produto.
Responda a seguinte pergunta: quais aulas precisam estar inclusas para que a transformação seja alcançada? Liste todas elas de forma cronológica.
No caso do curso da Célia, o curso continha uma aula sobre a lista de compra dos ingredientes, higienização de saladas, a preparação de cada alimento e uma aula básica de como condicionar os alimentos na geladeira.
Não exagere!
É normal a empolgação de inserir muitas aulas na hora de estruturar seu primeiro produto, porém isso traz um inconveniente. Você precisa que as pessoas consumam todo seu curso para passarem pela transformação.
Caso o curso fique muito extenso é possível que os alunos não completem todas as aulas, consequentemente você não obterá as provas de que seu método de fato funciona.
Outra dica importante é para o momento de gravar as aulas. Faça vídeos de curta duração, assim as chances da sua persona não abandonar as aulas aumentam.
Como resolver?
Existe diversos caminhos possíveis, um deles é entregar os módulos básicos de forma gratuita na sua produção de conteúdo ou durante o lançamento, caso esse seja o modelo de venda escolhido.
Outra forma eficaz é pensar em cursos distintos que abordem os diferentes níveis de complexidade do assunto.
Atenção!
Não deixe de incluir aulas que sejam imprescindíveis para alcançar a transformação, em outras palavras: não regule conhecimento.
Seus alunos irão perceber, de uma forma ou de outra, se você não está sendo justo na entrega do conteúdo depois deles terem confiado em você.
Módulos
Agora vamos organizar o conteúdo. É hora de dividir as aulas em módulos que delineiem a jornada da persona.
De maneira geral não existe um número ideal de módulos. O importante é a experiência do aluno.
Materiais Extras e Bônus
Seu conteúdo precisa de materiais complementares? Alguns exemplos são planilhas, arquivos pdf, mapas mentais, etc. Agora é o momento de planejar esses itens.
Além de materiais extras pense em bônus que possam agregar valor ao seu produto. Mas atenção, o bônus deve ser algo que melhore a percepção de valor para a audiência. Não ofereça como bônus algo que já devia fazer parte do curso.
Gamificação
Cada vez mais a gamificação está sendo utilizada em infoprodutos. Gamificar consiste em utilizar técnicas de jogos como competição, transpor fases, ganhar prêmios.
Essa estratégia é útil para fazer com que os alunos concluam o curso e obtenham a transformação que seu produto proporcionará a elas.
Qual o nome do seu curso?
Hora de batizar o filhote. Este processo é muito particular, faça uma lista com diversos nomes que tenham relação com seu produto.
Com a lista em mãos verifique a disponibilidade no registro de marcas, domínio de site através desse link, fã page no Facebook e perfil de Instagram.
Esse passo é importante para evitar problemas ao comercializar seu produto.
Após feita a escolha registre o domínio, crie a fã page e o canal.
Escolha a plataforma de entrega
O mercado disponibiliza diversas plataforma de venda e entrega de infoproduto. Monetizze, Eduzz e Hotmart são alguns exemplos.
A plataforma que eu utilizo e indico é a Hotmart. Não posso emitir opinião sobre as outras plataformas por nunca as ter utilizado.
Caso opte pela Hotmart é só fazer um cadastro na plataforma, fazer o cadastro do produto e aguardar a aprovação.
Leia as regras e termos de responsabilidade da plataforma antes de enviar o cadastro para não ter problemas de aprovação.
Grave seu infoproduto
Após o retorno positivo da plataforma vamos para a gravação. Este processo também é pessoal, pois vai depender dos equipamentos e recursos que você possui.
Caso possua um celular com boa iluminação já é possível gravar um curso on line.
Após gravar as aulas faça o upload na plataforma escolhida e pronto, você oficialmente criou um infoproduto e já pode dizer que tem um curso on line pronto para ser comercializado.
Caso opte por comercializar seu produto através da técnica de lançamento o curso não precisa estar necessariamente gravado. Isso porque o primeiro lançamento testa a oferta. Nesse caso faça a configuração de lançamento semente na plataforma ao cadastrar o produto.
Espero que esse conteúdo te ajude a dar os primeiros passos rumo ao seu negócio digital. Comente aqui comigo caso tenha ficado alguma dúvida e eu também vou adorar saber qual seu nicho de atuação e qual produto você pretende lançar.
Com carinho,
Juliana Ambrosio



