O que é Marketing de Conteúdo?

Você já fez ou ouviu as seguintes perguntas: o que é esse Marketing de Conteúdo que parece ter virado moda? Para quê ele serve? Como aplicar no meu negócio? Marketing de Conteúdo só serve para negócios digitais? É de comer?

Calma! Eu entendo que com tantas opções e tantos caminhos possíveis de divulgação do seu negócio, um termo novo traz dúvidas e até certa desconfiança, afinal, investir tempo e dinheiro em algo desconhecido pode prejudicar os resultados da sua empresa.

Foi justamente para evitar que isso aconteça que resolvi escrever uma série de posts e gravar uma série de vídeos para o meu canal falando sobre o que é marketing de conteúdo e como utilizar essa estratégia no seu negócio.

Vamos começar pelo conceito básico, e para falarmos sobre a definição do que é marketing de conteúdo e como ele surgiu decidi apresentar vocês uma pessoa comum que está aplicando na prática esse conceito.

Conheçam a Célia

Para começarmos apresento a vocês minha amiga Célia, ela fará parte da nossa série. Uma mulher batalhadora que já fez de tudo um pouco para sustentar seus dois filhos. A mais velha Carolina e o pequeno Pedro.

Recentemente com a pandemia, Célia se viu com sérios problemas financeiros. Ela ficou impossibilitada de atender como manicure no salão do bairro por conta das restrições causadas pelo agravamento da situação.

Além de manicure, Célia também fazia um trabalho extra, o famoso bico, num restaurante como ajudante de cozinha. Afinal cozinhar é o que ela realmente gosta de fazer e faz muito bem, entretanto esse trabalho também foi prejudicado porque o movimento, mesmo com o delivery, caiu bastante.

Como aconteceu com muita gente Célia se preocupou muito, mas como é uma mulher determinada decidiu que iria fazer o que fosse preciso para cuidar de sua família.

Para isso ela buscou outras opções e descobriu que tinha gente ganhando dinheiro na internet. No começo ficou tudo um pouco nublado, já que era um universo novo e ela não entendia nada daquilo.

Depois de algumas pesquisas, de assistir alguns vídeos no YouTube e visitar alguns perfis no Instagram ela percebeu que dentro das habilidades que possuía, (cozinhar, fazer unhas, etc) ela poderia utilizá-las para ensinar outras pessoas.

Embora seu trabalho principal fosse como manicure ela decidiu que iria falar sobre comida. Como tinha muita gente em casa ela podia ensiná-las a fazer pães e cobrar por isso.

Célia também decidiu que ia aceitar encomendas do pessoal do bairro, afinal, não é todo mundo que gosta de cozinhar, mas todo mundo precisa comer, ela pensou.

Como fazer pães?

Célia assistiu uma das lives que fiz no YouTube sobre como montar um produto digital e entendeu que precisava começar compartilhando conteúdo de qualidade para sua audiência.

Com a ajuda da sua filha mais velha, Carolina, ela decidiu que iria fazer vídeos ensinando receitas de pães fáceis e saborosas.

A princípio, os vídeos eram gravados com a câmera do celular e pela manhã, dessa forma a iluminação do dia entrava pela cozinha e ela economizava com equipamentos de iluminação.

Toda semana dois vídeos saíam no canal. Um com receitas de pães salgados e outra de pães doces. Célia ainda não sabia, mas isso era o começo de uma linha editorial.

As pessoas começaram a assistir e testar as receitas, logo comentários positivos começaram a surgir. Os pães que Célia fazia eram vendidos para a vizinhança as coisas começaram a ir razoavelmente bem, porém, nesse momento ela ainda não tinha ofertado as aulas on-line de como fazer pães mais elaborados pois não se sentia segura para dar esse passo.

Ela já havia entendido que era preciso primeiro dar para receber.

Marketing de Conteúdo parece um termo da moda, mas na verdade é bem vintage

Em breve conto mais sobre a jornada de empreendedora digital da Célia, agora voou trazer um pouco da parte técnica e vamos falar um pouco da história do marketing de conteúdo.

A internet tem o poder de disseminar muitos conceitos e informações. Isso faz parecer que o marketing de conteúdo nasceu com ela, mas não é bem assim. O escritor e professor Rafael Rez afirma que desde 4.200 a.C o homem já produzia conteúdos ao desenhar as primeiras pinturas rupestres nas cavernas.

Ainda segundo ele, o mais próximo do que conhecemos como marketing de conteúdo surgiu em 1895 com uma fabricante de tratores, a John Deere.

A empresa teve a brilhante ideia de desenvolver uma revista para seus consumidores. Um público-alvo formado basicamente por donos de pequenas propriedades agrícolas que utilizavam arados e outros instrumentos para melhorar a produtividade.

Através da publicação a empresa levava aos consumidores informações de técnicas de produção para que eles aumentassem a produtividade, necessitando assim de mais insumos e produtos.

Pneus precisam rodar

Outro exemplo famoso de marketing de conteúdo que resiste ao tempo é o Guia Michelin. Tudo começou com a necessidade dos irmãos Andre e Edouard Michelin. Eles precisavam que as pessoas pegassem a estrada e gastassem os pneus de seus carros.

Vale ressaltar que na França daquela época a frota era de menos de 3 mil automóveis.

Daí surgiu a ideia de criar e distribuir, a princípio gratuitamente, um guia gastronômico e turístico. O guia continha informações úteis aos viajantes, como onde encontrar postos de gasolina, onde se alimentar, como trocar um pneu, mapas e onde passar a noite.

Hoje o guia contém mais de 400 páginas e está presente em mais de 30 territórios, 3 continentes e segundo a empresa já foram vendidos mais de 30 milhões de exemplares.

Resolvi trazer somente esses dois exemplos para ilustrar que, apesar de parecer uma estratégia nova e algo que pertence à internet, o marketing de conteúdo é mais antigo, estruturado e provedor de resultados do que uma moda passageira.

Muitas outras empresas ao longo da história também entenderam o conceito e aplicam as técnicas de produção de conteúdo para fazer o que o conteúdo faz de melhor: atrair e engajar os clientes.

Qual é afinal, a definição de marketing de conteúdo?

Após estudar e aplicar os conceitos de marketing de conteúdo nos últimos anos cheguei à conclusão que: “O marketing de conteúdo é uma maneira de gerar valor constantemente para seu público-alvo, através de informações úteis, relevantes e que, em alguns casos, entretenham a audiência. Atraindo ao longo do caminho a atenção dessa fatia do mercado, fazendo com que a audiência se torne, com o passar do tempo, clientes.”

Ou como nossa amiga Célia percebeu de maneira simples é dar para receber.

As informações podem ser entregues à audiência através de diversos canais e formatos.

E se feito dentro de uma estratégia bem pensada tem como resultado atrair clientes, melhorar o branding da empresa e a percepção de valor por parte dos clientes.

CMI

Outra definição é a do Content Marketing Institute, nos EUA que afirma que: “ O marketing de conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, como objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro”.

Portanto, assim como as empresas citadas anteriormente, pessoas comuns no mundo digital perceberam a enorme capacidade de atração de leads através do marketing de conteúdo.

Dar para Receber

Na publicidade tradicional é comum para a audiência receber anúncios diretos, com frases como: compre agora, peça já, faça seu pedido, etc…

Com o conteúdo é um pouco diferente. Antes de fazer qualquer oferta a empresa entrega informações que auxiliem as personas de alguma maneira, direta ou indireta, assim como a Célia fez.

É a ordem inversa. Primeiro a empresa entrega valor, contribui e ajuda de alguma maneira seu público-alvo, para somente num segundo momento oferecer um produto ou serviço.

Mesmo depois que ocorre a venda o conteúdo ainda é útil e pode ser de grande ajuda tanto para um bom pós-venda quando para contribuir para mais vendas futuras.

Conversas e Histórias

Os seres humanos amam contar histórias. Gostamos também de uma boa conversa. Com o marketing de conteúdo ambas são possíveis.

A conversa permite que a audiência, o público seja ouvido. Quando uma empresa ouve o que seu público tem a dizer pode produzir soluções melhores e conteúdos que se encaixem cada vez mais nas necessidades dessas personas.

Quando a empresa conta uma boa história as pessoas se conectam. Ao se estabelecer uma conexão entre a marca e seus clientes ocorre também a fidelização e a marca passa a ter fãs.

Em que momentos é possível utilizar o marketing de conteúdo?

Desde a concepção da marca, caso você esteja começando. Nos próximos posts vamos abordar mais detalhadamente os aspectos e aplicações dessa estratégia. Desde como aplicar o marketing de conteúdo em negócios físicos, digitais, SEO, a diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing, e por aí vai.

Por enquanto tenha em mente que o marketing de conteúdo não é uma estratégia de resultados imediatos, portanto, pense em médio e longo prazo. Todavia, depois de posta em prática, os frutos são longos e perenes.

Agora me conta nos comentários se você curtiu esse primeiro post da série sobre Conteúdo. Caso tenha alguma sugestão ou crítica deixe aqui embaixo, é assim que vou conseguir melhorar e trazer informações mais relevantes para vocês.

Até breve, com carinho,

Juliana Ambrosio.

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