Você não precisa ser perfeita para começar

Você não precisa ser perfeita para começar e tão pouco precisa ser perfeita para ser bem-sucedida em um sonho ou projeto.

Você só precisa começar e depois de começar, por mais difícil, dolorido e pedregoso que seja o caminho você precisa prosseguir se quer alcançar um sonho.

É bem possível que você que está lendo esse texto seja mulher. Se esse é o seu caso você é uma força da natureza por natureza. Não importa muito em que sociedade você nasceu e foi criada. No final das contas em todas elas nós somos, em graus maiores ou menores, discriminadas.

Ai já vai começar com o papinho feminista…talvez…

O papo que estou a fim de bater com vocês hoje, na verdade, é sobre potencialidade, capacidade e poder de ação.

Antes de dizer o que eu penso sobre essas quatro palavrinhas quero perguntar se, em algum momento da sua vida, você já ouviu as frases da lista abaixo, de forma explícita ou implícita.

Pode ter sido de alguém muito próximo ou de um completo estranho, não importa. Só reflita se qualquer uma dessas frases já fez parte da sua vida em algum momento até hoje.

  • Você não vai conseguir fazer isso.
  • Você é frágil, deixa que eu faço isso por você.
  • Você vai sair com essa roupa?
  • Você vai usar esse corte de cabelo?
  • Vai pintar as unhas dessa cor?
  • Você não é capaz.
  • Você não é boa o suficiente.
  • Você não vai dar conta de fazer isso sozinha.
  • Essa cor de batom é muito vulgar.
  • Você sabe mesmo fazer isso?
  • Isso não é para você.
  • Tem certeza de que quer mesmo fazer isso?
  • Não acha melhor esperar até estar pronta?
  • Isso não é coisa de mulher.
  • Está virando feminista?
  • O que os outros vão dizer se virem você fazendo isso?
  • Seu marido/namorado/noivo/pai, concorda com isso?
  • Isso não é atitude de uma mulher/moça de respeito.

Ou qualquer outra versão semelhante…

De minha parte quero começar dizendo que já ouvi algumas dessas e várias outras que não relatei aqui para não ficar repetitivo ou enfadonho.

Em quase todas as vezes que me deparei com esse tipo de frase um sentimento de revolta, quase instantâneo brotou dentro de mim, sinto decepcionar quem não me conhece e está lendo esse texto. Eu não sou uma pessoa meiga, geralmente sentimentos explosivos me definem melhor.

Mas não estou escrevendo hoje para falar de mim, e quero ainda falar sobre as palavrinhas que deixei jogadas lá em cima.

Vamos começar com potencialidade. Se você é mulher, mesmo que nunca queira ter filhos, e tudo bem se não quiser, você carrega o potencial físico de gerar um outro ser humano dentro de você.

Potencial é a potência de algo que está para surgir, para nascer, acontecer, um conjunto de qualidades, capacidade de realização, capacidade de mover. Você mulher carrega a potência da vida dentro de você.

Em algum momento da sua jornada você já parou para pensar no poder e na força desse conceito?

E tem mais. Nós não somos só capazes de gerar um ser humano inteirinho dentro da gente, ás vezes até mais de um ao mesmo tempo. Somos capazes de nutrir esse ser durante a gestação e imediatamente após o nascimento por meses, e em alguns casos até anos. É claro que existem exceções a esses fatos, e tudo bem, é só a vida em suas múltiplas e variadas formas acontecendo.

A pergunta que me vem, pensando sobre algo tão grandioso, é a seguinte: porque diabos quando alguém fala para uma mulher que ela não pode fazer alguma coisa ela acredita?

Como que alguém a quem foi dado por Deus o poder de gerar vida, não é capaz de dar conta de projetos muito menores que esse?

Por que não nos é dito só uma vez. É a repetição que fixa um conceito. É nos dito várias vezes, de diferentes formas.

Vamos prosseguir…

Capacidade. Olha só que ironia, outro substantivo feminino que significa: Poder de produção, de execução, rendimento máximo.

É verdade que com a capacidade muitas vezes vem a sobrecarga. O cansaço e até a exaustão que justamente, por ser capaz de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, é posto sobre os nossos ombros.

O peso é igualmente grande quando nos é dito que somos incapazes. Quando a fala de incapacidade está relacionada a um sonho o peso nos mutila.

Talvez seja bom deixar claro que em grande parte das vezes aquelas frases não nos são ditas agressivamente. Elas são proferidas em tom conciliador, com risadinhas, em tom de brincadeira ou ainda acompanhadas de outra frase clássica: eu só estou falando para o seu bem…

Pense sobre isso.

Voltando à capacidade. Ser capaz de fazer ou ser é uma habilidade que pode ser aprendida, trabalhada, aperfeiçoada. Se olharmos para a história da humanidade, vamos encontrar inúmeros casos de mulheres que se tornaram capazes de realizar o que dizia-se impossível a elas. Independentemente da idade, é importante frisar.

Um exemplo é o de Tamae Whatanabe, uma japonesa de 73 anos que, em 2012, se tornou a mulher mais velha do mundo a escalar o monte Everest.

Resolvi citar o exemplo da senhora Tamae por que ele me leva ao meu último ponto: o poder da ação.

Mesmo tendo potencial e capacidade o que faz uma mulher de 73 anos sair de casa, escalar a montanha mais alta do mundo e bater o próprio recorde? (Ela já havia escalado o Everest aos 63 anos).

Ela se dispôs a agir. Ela reuniu todo o potencial e a capacidade que existiam dentro dela e foi em direção ao topo daquela montanha.

É claro que ela não fez isso sozinha. Você também não precisa fazer. Busque ajuda, cerque-se de pessoas que te apoiem e fortaleçam.

Eu não sei qual é a sua montanha, mas minha sugestão é que você pegue cada uma daquelas frases destrutivas que ouviu e as transforme em degraus. Eu sei, pode parecer que são muitos, mas assim como a senhora Tamae você consegue. Transponha um após o outro, dia após dia.

No início desse texto eu falei que você só precisa começar e por mais pedregoso que seja o caminho você precisa prosseguir. Ninguém vai subir sua montanha por você, e com certeza a vista lá de cima é mais bonita do que você imagina.

Caminhe, prossiga e não desista. Eu realmente acredito que você é capaz de realizar seus sonhos.

Comenta aqui comigo qual montanha você vai transpor e não deixe de compartilhar isso com uma pessoa importante para você.

Com carinho,

Juliana Ambrosio.

Juliana

Written by:

Juliana

This is a short author bio. You can add information about the author here to help readers learn more about the person behind the content.

Table of contents

No elements found...